Incubadora Afro Brasileira


A Incubadora Afro Brasileira

A Incubadora Afro Brasileira é a primeira incubadora de negócios com viés étnico do Brasil e tem como objetivo desenvolver o protagonismo econômico da população negra através da implementação de “Planos de Negócios” – um guia para o empreendedor no desenvolvimento do seu negócio.

A iniciativa, criada em 2004, tem como base a experiência desenvolvida em 1991 pelo Centro de Estudos e Assessoramento de Empreendedores (CEM/IPDH).

O fortalecimento dos micro e pequenos negócios, predominantemente urbanos, nas áreas de comércio e serviços, é um dos principais caminhos para o reconhecimento profissional das empreendedoras e dos empreendedores afro-brasileiros.

A Incubadora Afro Brasileira oferece, gratuitamente, quatro tipos de serviços:

  • Formação em Gestão;
  • Consultorias (Economia, Direito, Marketing, Contabilidade, Finanças etc.);
  • Apoio Logístico (deslocamento para feiras e eventos, montagem de estandes etc.);
  • Assistência Técnica (visitas ao empreendimento para auxiliar o empreendedor a colocar o seu “Plano de Negócios” em prática).

Atualmente, a Incubadora apoia 900 empreendimentos em mais de 20 cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e tem como meta apoiar 600 novos empreendimentos até dezembro de 2010.

A tecnologia social desenvolvida pela Incubadora Afro Brasileira está sendo reaplicada dentro e fora do país em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, a Incubadora integra a rede de instituições que compõe a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) e mantém acordos de cooperação e intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa na África, na Europa e nos Estados Unidos.

A Petrobras é a principal patrocinadora da Incubadora Afro Brasileira através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania

Um pensamento sobre “Incubadora Afro Brasileira

Deixe um comentário