Vida de modelo Afro :HDA Models – a maior agência brasileira especializada em modelos negros


Leticia Dias – Expoente afro

 

The Cab – Black & white models procura para seu Casting modelos .

giovanellahuxler@hotmail.com

 

 

 

O divulgador da beleza negra
O empresário Helder Dias saiu da pequena Alagoinha, na Bahia, para criar em São Paulo a HDA Models – a maior agência brasileira especializada em modelos negros -, que completa 10 anos de sucesso

por Sonia Nascimento | fotos Rafael Cusato

 
 

UM OUTRO MERCADO

Pioneiro em propagar e inserir modelos negros no mercado de trabalho, Helder tem consciência que, passados 10 anos, as coisas mudaram muito. “Outras agências perceberam esse filão. Cresceu a demanda pela busca de novos modelos e ninguém queria ficar de fora”, diz ele. O movimento gerou novas campanhas, novas oportunidades. “A HDA Models continua sendo a agência com o maior número de modelos negros, porque é especializada neste biotipo étnico. As outras têm no máximo um ou dois. Quando eu falo de crescimento significativo, me refiro mais às agências de publicidade e produtoras. De acordo com pesquisas que mostram que o negro consome, as marcas perceberam que deveriam ter para seus produtos a representação dos afrodescendentes. Aí sim, o despertar para novas possibilidades de trabalho, porque são as agências e produtoras, as responsáveis pela contratação destas modelos.” As mudanças sinalizam também no perfil dos aspirantes a modelo.

Os negros perderam o medo. Segundo Helder, havia um descrédito na própria capacidade. “Hoje vejo que os candidatos são mais ousados, atirados, estão mais informados, lendo mais, estão se capacitando e preocupados com o conceito da moda. O acesso à informação contou muito”, diz Helder, que faz questão de ressaltar que o acesso e o consumo da informação são grandes responsáveis por essa mudança significativa. Ele mesmo procura estar sempre “antenado”, principalmente na questão política. “É o que movimenta a nossa sociedade, que é emergente”, ensina o empresário, que faz faculdade de moda e se confessa um viciado em internet e todas as informações que a rede pode lhe oferecer.

“O NEGRO PERCEBEU QUE FICAR EM CASA DORMINDO, OUVINDO PAGODE E SAMBA, INDO ASSISTIR SÓ JOGO DO CORINTHIANS, NÃO LEVA A LUGAR ALGUM. ELE TEM QUE SE QUALIFICAR, SE GLOBALIZAR, CONHECER O MUNDO PARA QUE AS POSSIBILIDADES SE TORNEM REAIS. ESSA SIM FOI A MAIOR VITÓRIA NESTES 10 ANOS”

CAPACITAR PARA VALORIZAR

O empreendedor trabalha 24 horas por dia, mesmo nos momentos de lazer. É quando o seu lado “olheiro” entra em ação e ele percebe, em mulheres e homens aparentemente comuns, algo de diferente, seja o olhar, ou a maneira de se posicionar. Daí em diante o futuro, ou futura modelo passa por um processo de “lapidação da imagem” para ficar de acordo com as necessidades do mercado. Algumas empresas são procuradas para atender e fornecer serviços, em troca de liberação do modelo para suas campanhas. “A HDA faz isso única e exclusivamente para facilitar a manutenção do modelo, seja estética, emocional, física ou da própria imagem, nós temos esta preocupação”, afirma Helder.

Mais preocupação mesmo ele tem com a qualificação de seus agenciados, pois a aceitação de modelos negros no mercado ainda é baixa. A grande mudança, ele reafirma, veio do próprio negro, que percebeu que pode lutar pelo mesmo espaço e em pé de igualdade. “Mudou a confiança, a forma de se atualizar, o conhecimento. O negro percebeu que ficar em casa dormindo, ouvindo pagode e samba, indo assistir só jogo do Corinthians, não leva a lugar algum. Ele tem que se qualificar, se globalizar, conhecer o mundo para que as possibilidades se tornem reais. Essa sim foi a maior vitória nestes 10 anos.”

ESCOLA DE MODELAR

Por mais que Helder – o empreendedor – não queira se envolver com a questão social, é algo que mexe com ele, como cidadão. “Tenho uma empresa e preciso olhar e tratar o meu negócio como tal. Mas, não tem como dar as costas ou fazer vistas grossas, quando se trata do meu segmento. Muitas vezes o modelo chega aqui, sem orientação, desmotivado, sem uma perspectiva do futuro”, diz, justificando a cobrança de mensalidade. “Tenho que ter bons profissionais e tenho gastos, como qualquer empresa.” O curso, que é pago e reconhecido pelo MEC, ensina desde cuidados com os cabelos, maquiagem, etiqueta social e corporativa, aulas de vídeo, teatro e produção de moda, inserindo em todos esses contextos a questão social, da ética, da atitude, das boas maneiras. A HDA, localizada no boêmio bairro da Vila Madalena, além de modelos, visa formar cidadãos mais preparados para a vida.

Pelas mãos de Helder Dias a beleza negra ganhou o mundo e, hoje, muitos de seus agenciados fazem bonito lá fora. “Essa é a minha grande satisfação e alegria. A de ter feito a diferença na vida de muita gente. Sei que a minha sementinha foi bem plantada, regada e que hoje tem base e serve de referência para outros indivíduos – retirantes como eu ou não – que acredita nos seus sonhos e coloca esses sonhos em prática”, resume o orgulhoso divulgador da beleza negra brasileira.

MODA SUSTENTÁVEL

Helder Dias também tem o seu lado estilista e com o objetivo de chamar a atenção da população para a sustentabilidade e a consciência de preservação do meio ambiente, o empresário apresentou uma performance nos jardins do Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante a abertura da última edição da SPFW. Ao todo foram 10 looks produzidos por ele com materiais recicláveis como canudos, jornais, revistas, garrafas pets, plástico bolhas, copos plásticos descartáveis, cartões postais, alumínio, espuma, cd’s, sacolas plásticas, cabelos, papelão, sacos de lixo e lacres de alumínio. O conceito de sustentabilidade também na moda foi bastante elogiado e despertou o interesse do público que passava pelo parque. “Por trás de um grande desfile sempre tem uma grande idéia”, afirma Helder.

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