Valorização da beleza negra é tema de seminário



 

A valorização da beleza negra tem sido a luta da Associação Nacional do Turismo Afro-Brasileiro (ANTAB) e da Expoafro Brasil, que organizaram um seminário na Assembléia Legislativa de São Paulo, em 26 de maio, para expor o assunto. Entidades, sindicatos, políticos e representantes de feiras de beleza compareceram ao evento que decidiu, entre outras pautas, o agendamento de uma reunião com a direção de todas as organizadoras de feiras para conhecer a posição de cada uma referente a inclusão de negros (cabeleireiros afros, trancistas e modelos) em palestras, shows de palco, desfiles e recepção nas feiras deste segmento.

Para o presidente da ANTAB, Francisco Henrique, as empresas devem começar a valorizar mais a beleza do negro nos eventos e ainda ressalta que o mercado de cosméticos para cabelos afros é um nicho extremamente atrativo e que tem crescido nos últimos seis anos. “Para nós isso não é novidade. A mulher negra há muito tempo consome produtos de beleza e as empresas descobriram que estavam perdendo esta oportunidade de negócio para o mercado externo, já que a maioria dos produtos consumidos era importada”.

A última conquista da entidade foi no mundo da moda. Isso porque os organizadores do São Paulo Fashion Week e o Ministério Público fecharam um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que prevê cota de participação mínima de 10% para modelos negros nas passarelas. O documento prevê multa de R$ 250 mil caso as grifes não cumpram a medida.

Por Deborah Huff

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s