Jaqueline Roriz deve ser absolvida na Câmara, avaliam líderes


 

 

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) deve ser absolvida no plenário da Câmara nesta terça-feira, segundo avaliam líderes partidários ouvidos pela Folha.

Os deputados não querem criar um precedente para que casos anteriores ao mandato sejam passíveis de perda de mandato.

Sergio Lima – 12.abr.2011/Folhapress
Câmara deve votar hoje cassação de Jaqueline Roriz
Câmara deve votar hoje cassação de Jaqueline Roriz

Jaqueline responde a um processo na Casa por ter sido flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM. A deputada admitiu que o dinheiro seria para caixa dois de campanha. A gravação é de 2006, antes de ela ser eleita deputada distrital.

Na sessão de hoje, Jaqueline e seus advogados irão se defender alegando que o precedente seria perigoso para todos os congressistas. Segundo a defesa, desta forma, qualquer fato realizado na vida pregressa ao mandato poderia ser julgado pelo Legislativo.

Nos últimos dias, a deputada enviou a todos os gabinetes um “memorial de defesa” e fez corpo a corpo com os colegas, seguindo a mesma linha de discurso.

Seu pai, o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz também entrou em campo. Conversou com deputados da base e da oposição. Em 2007, Roriz renunciou ao cargo de senador após suspeitas de irregularidades.

Para Jaqueline ser cassada, 257 deputados, dos 513, precisam votar a favor do relatório de Carlos Sampaio (PSDB-SP). No Conselho de Ética, o tucano alegou que o caso da deputada é passível de perda do mandato, já que o vídeo só foi divulgado após as eleições de outubro. Os eleitores não conheciam, portanto, as suspeitas de irregularidades antes de votarem, diz o tucano.

Não há precedentes na Câmara de processos julgados no plenário de casos anteriores ao mandato. Após o escândalo do mensalão, por exemplo, os processos de Paulo Rocha (PT-PA) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) foram arquivados após o então deputado federal e atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dizer que a urna já havia absolvido os colegas.

Caso a maioria dos deputados contrarie as expectativas dos líderes políticos e aprovem a cassação, Jaqueline ficará inelegível por oito anos.

Jaqueline também responde a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal). Na semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou um parecer pela abertura de uma ação penal contra a deputada

 

Setembro Outubro

Viagens :

Tietê

: https://confrariaafro.wordpress.com/2011/08/10/va-com-o-confraria-afro-para-tiete/

Próximos Cursos:

 

Curso de moda:

 link : https://confrariaafro.wordpress.com/2011/08/26/curso-de-moda-modulo-camisa-arte-da-alfaiataria/

(temos vagas para bolsistas)

Quick massage

link:https://confrariaafro.wordpress.com/2011/08/13/trabalhe-neste-verao-veja-como/

(temos vagas para bolsistas)

Produção Cultural

https://confrariaafro.wordpress.com/2011/08/11/lista-de-selecionados-para-curso-producao-cultural/

(temos vagas para bolsistas)

Contatos:

confrariaafro@hotmail.com

55 11 63115248

 
 

Um pensamento sobre “Jaqueline Roriz deve ser absolvida na Câmara, avaliam líderes

  1. As bizarrices do procurador-geral não param por aí. Na mesma insólita peça acusatória, ele afirma, com a maior cara de pau, que Jaqueline estava recebendo aquele dinheiro como pagamento para dar apoio a José Roberto Arruda em sua candidatura a governador. Será que Gurgel pensa que toda a população de Brasília é idiota? A cena vergonhosa é – diz a própria deputada – de 2006, quando seu pai era governador, e Durval pertencia ao primeiro escalão do Governo (era o presidente da Codeplan). Ninguém ignora que Roriz e Arruda eram inimigos políticos e que o governador lançou o nome de sua vice, Maria de Lourdes Abadia, para concorrer ao Buriti exatamente para se opor a ele. Como, então, dizer que Durval agia a mando de Arruda? Qualquer criança da periferia pode perceber que essa versão de Gurgel não passa de mais uma baita empulhação, parte do circo em que ele é um dos principais protagonistas há muito tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s