Privação voluntária do sono e suas consequências


Saúde & sono:

Privação voluntária do sono e suas consequências

O sono é um momento fisiológico no qual se restabelece, ou melhor, equilibra sua saúde, acrescenta disposição e vigor para o dia seguinte, estimula o sistema imunológico, contribui para guardar fatos e conceitos aprendidos durante o dia, colabora no aumento da memória e no estado de atenção, ordena os pensamentos, melhora o estado de concentração, criatividade e finalmente prolonga sua qualidade de vida. Na infância e na adolescência, além de todos esses fatores contribui e determina o crescimento e desenvolvimento físico, estrutural. E para alcançar estes benefícios, basta ir para cama cedo e desfrutar de um sono restaurador.

A privação voluntária do sono afasta você destes benefícios, que acreditamos serem essenciais para manutenção de um bem viver. Tanto que a queixa da grande maioria é: durmo, mas não descanso, dando a impressão de uma impotência física e mental. Pelo simples motivo de você ter adquirido o péssimo hábito de ir para cama muito tarde, quase na madrugada, quando pela manhã é derramado na corrente sanguínea o cortisol, que nos impulsiona para o dia seguinte, avisando todos os tecidos e órgãos, moçada é hora de fazer barulho – estudar, trabalhar, correr, namorar, brigar, brincar, etc… Mas neste momento você esta deitando, e o organismo é excitado fisiologicamente a acordar e mover-se. E é desencadeada uma gama de hormônio a fazer barulho.

Nosso trabalho no consultório, palestra e encontros é alertar a todos da importância do sono, para evitar problemas digestivos, falta de memória, atenção, concentração, confusão no modo de pensar, ansiedade e outras enfermidades que virão necessariamente a médio ou longo prazo, se o hábito de dormir tarde permanecer.

Vamos exemplificar: dependendo da intensidade de  suas atividades noturnas o cortisol permanece por mais tempo no organismo,  e este aumenta a taxa de açúcar , e ele também inibe a produção de insulina que tem a função de retirar o açúcar. Se isto acontece você cria um estado pré-diabético, acredito que isto não é muito difícil de entender.

Podemos afirmar que, quando a privação do sono  é um estilo de vida, você se coloca à disposição de várias enfermidades como: baixa imunidade, gastrite,  envelhecimento precoce, comprometendo assim numa idade avançada a sua memória, diabete, insônia e tantas outras.

A noite o sono é prioridade, crie o hábito de ir para cama o mais cedo possível, e faça disto um estilo de vida. Duas horas antes de dormir, diminua suas atividades físicas e intelectuais, vá se organizando para participar de um grande evento de sua vida chamado sono. Nele, todo seu sistema é revitalizado, seu ritmo cardíaco diminui, significa que o músculo do coração repousa, a pressão sanguínea atenua, o sistema digestório também desacelera, por isso, devemos nos alimentar de duas a três horas antes de dormir.

Conclusão: a noite foi feita para dormir, é um momento em que todo nosso organismo descansa. E você deve colaborar se quer saúde para os próximos anos.

Bom sono!

Edmilson da Cruz – Fone: 3032 – 2577

Site: www.fonteclinica.com.br

Programação de atividades aberta ao público.  Inscrições antecipadas, todas contém exercícios, venha com roupa adequada.

– 04 de julho – segunda das 17h às 18h30 – Dança: Improvisações/ Observação: Contribuição voluntária.

– 05 de julho – terça das 10h30 às 12h – Dança: técnica de Marta Graham

– 05 de julho – terça das 12h às 13h – Dança e os 5 elementos

– 07 de julho – quinta das 12h às 13h – Dança: respiração para bailarinos

– 11de julho – segunda  das 17h às 18h30 – Dança: os pés e Iyengar

– 14 de julho – quinta  das 10h30 às 12h – Dança: Marta Graham e improvisações

– 15 de julho – sexta das 19h30 às 21h30 – Higienização do sono

– 18 de julho – segunda das 14h às 16h – Higienização do sono

– 19 de julho – terça  das 12h00 às 13h30 – Dança e os 5 elementos

– 22 de julho – sexta das 19h30 às 21h30 – Higienização do sono

– 23 de agosto – terça  das 10h30 às 12h00 – Dança: E os pés e Iyengar

– 26 de julho – terça das 10h às 12h – Higienização do sono

– 01 de agosto – segunda das 9h às 10h –  Cuide da coluna – evite dores ao dormir.

– 01 de agosto –  segunda das 17h às 18h30 – Dança: Marta Graham e improvisações

– 02 de agosto – terça das  12h às 13h30 – Dança e os 5 elementos

– 01 de agosto – segunda das 20h às 21h – Cuide da coluna – evite dores ao dormir.

– 09 de agosto – terça das 20h às 21h – Ansioso para dormir? Saiba respirar.

– 16 de agosto – terça das 15h às 17h – Higienização sono

– 17 de agosto – quarta das 9h às 10h – Aprenda a relaxar e durma bem.

– 17 de agosto – quarta das 20h às 21h – Aprenda a relaxar e durma bem.

– 18 de agosto – quinta das 15h às 16h – Cuide da coluna – evite dores ao dormir

– 22 de agosto – segunda das 10h30 às 12h30 – Higienização do sono.

– 25 de agosto – quinta das 20h00 às 21h00 – Aquiete a mente e durma melhor.

– 29 de agosto – segunda das 9h às 10h – Ombros/pescoço – evite dores ao dormir

– 09 de setembro – sexta das 19h30 às 21h30 – Higienização do sono

– 12 de setembro – segunda das 17h às 18h30 – Dança: Marta Graham e improvisações

– 14 de setembro – quarta das 17h às 18h30 – Dança e os pés e Iyengar

– 20 de setembro – terça das 10h30 às 12h – Dança e os 5 elementos

– 27 de setembro – terça  das 10h30 às 12h  – Dança: Martha Graham e improvisações

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